sexta-feira, 27 de março de 2009


Òbá
Aspectos Gerais
Dia: Quarta-feira
Data: 30 e 31 de maio.
Metal: Cobre
Pedra: Marfim, coral, esmeralda, olho de leopardo.
Cor: Marron rajado, vermelho e amarelo
Comida: Abará ( massa de feijão fradinho enrolado em folhas de bananeira, acarajé e amalá ( quiabo picado ).
Símbolo: Ofange ( espada ) e escudo de cobre, ofá (arco e flecha)
Elementos: fogo e águas revoltas
Região da África: Òyó
Pedra: granada
Folhas: candeia, negamina, folha de amendoeira
Odú que rege: Obeogundá
Domínios: amor e sucesso profissional
Saudação: Obà Siré
Orígem e História
- Obasy, rio revolto - Obasy, mística e idosa, com bons costumes, porém, grosseira. - Obasy, mulher valente, orixá de uma orelha só. - Obasy, quando em fúria transborda, agita-se.
Obasy é a senhora da sociedade elekoo, porém no Brasil esta sociedade está muito restrita, sendo assim , esta sociedade passou a cultuar egungun. Deste modo, obasy é a senhora da sociedade lesse-orixa. Ela é uma das três esposa de xangô. Oxum aconselhou a ela que retirasse uma das orelhas para dar a xangô em um prato de caruru, ela o fez, quando viu que oxum não tinha feito isso antes, evocou-se e as duas brigaram, xangô em sua ira as expulsou de casa, transformando-as em dois rios.
Tudo relacionado a Obasy é envolto em um clima de mistérios, e poucos são os que entendem seus atos aqui no Brasil. Certas pessoas a cultuam como se fosse da família ji, ao passo que outras a cultuam como se fosse um Xangô fêmea. Obasy e ewa são semelhante, são primas e ambas possuem oro omi osun. Ela usa ofá (arco e flecha) assim como Ewa e ambas são identificadas também com Odé. Obasy usa a festa da fogueira de xangô para poder levar suas brasas para seu reino, desta forma é considerada uma das esposas de xangô mais fieis a ele.
OBA é ORIXÁ ligado a água, guerreira e pouco feminina. Suas roupas são vermelhas e brancas, leva um escudo, uma espada, uma coroa de cobre. Usa um pano na cabeça para esconder a orelha cortada. Conta e lenda que OBA, repudiada por XANGÔ. vivia sempre rondando o palácio para voltar.
XANGÔ fica horrorizado com a mutilação e expulsa-a para sempre. 0 tipo psicológico dos filhos de OBA, constitui o estereotipo da mulher de forte temperamento, terrivelmente possessiva e carente. Ao contrário de IANSÃ, é mulher de um homem só, fiel e sofrida. São combativas, impetuosas e vingativas. OBA é um ORIXÁ que raramente se manifesta e há pouco estudo sobre ela. Talvez porque nos dias de hoje, mesmo na África ou Brasil, não há espaço para essas caracteristicas do feminino, que cada vez mais recupera seu poder de YANSÃ.
Obá é amulher consciente de seu poder, que luta e reinvidica seus direitos, que enfrenta qualquer homem --menos aquele que tomar seu coração. Ela abraça qualquer causa, mas se rende a uma paixão. Obá é a mulher que se anula quando ama. Obá nasceu do ventre rasgado de Yemonjá após o incesto de Orugan, ela e mais um sem-número de Orixás. Em toda a África Obá era cultuada como agrande deusa protetora do poder feminino, por isso também é saudda como Iyá Agbá, e mantém estreitas relações com as Iya Mi. Era uma mulher forte, que comandava as demais e desafiava o poder masculino. Obá lutou contra todos os Orixás, venceu a batalha contra Oxalá, derrotou Xangô e Orunmilá, e tornou-se temida por todos os deuses.
Obá, Obá, Obá, Orixá do ciúme, Terceira mulher de Xangô.O açoite do ciúme gravado na carne.Fala da fama do marido,Move mágoas na madrugada,Come cabrito pela manhã.
Discutindo cm Oxum,Não foi a Kossó com Xangô.Obá abraça os braços do marido,A parte do seu corpo que a prendeObá sabe que é bom.
Embora Obá tenha se transformado em rio, é uma deusa relacionada ao fogo, pois, quem conhece o rio Obá, na Nigéria, sabe que é um rio de águas revoltas, em constante movimento, por isso é sinônimo de fogo. Obá é saudada como o Orixá do ciúme, mas não se pode esquecer que o ciúme é o colário inevitável do amor, por tanto Obá é um Orixá do amor, das paixões, com todos os dissabores e sofrimentos que o sentimento pode acarretar. Obá tem ciúme porque ama.O lado esquerdo (Osì) sempre esteve relacionado à mulher e, por uma razão muito elementar, é o lado do coração. Quando Obá é saudada como guardiã da esquerda, isso quer dizer qe é a guardiã de todas as mulheres, aquela que compreende os sentimentos do coração, pois Obá pensa com o coração. Como pode uma deusa ligada a esses sentimentos, se dedicar à guerra? Toda energia de suas paixões frustradas ela canaliza para a guerra, tornando-se a guerreira mais valente, que nenhum homem ousa enfrentar. Obá supera a angústia de viver sem ser amada. Mas será que Obá nunca foi amada de fato?
Obá troca um palácio por uma tapera, troca todas as riquezas do mundo por uma frase: "Eu te amo".


O porteiro do Puteiro.
Não havia no povoado pior ofício do que 'porteiro do puteiro'. Mas que outra coisa poderia fazer aquele homem? O fato é que nunca tinha aprendido a ler nem escrever, não tinha nenhuma outra atividade ou ofício. Um dia, entrou como gerente do puteiro um jovem cheio de idéias, criativo e empreendedor, que decidiu modernizar o estabelecimento. Fez mudanças e chamou os funcionários para as novas instruções. Ao porteiro disse: - A partir de hoje, o Senhor, além de ficar na portaria, vai preparar um relatório semanal onde registrará a quantidade de pessoas que entram e seus comentários e reclamações sobre os serviços. - Eu adoraria fazer isso, Senhor - balbuciou - mas eu não sei ler nem escrever! - Ah! Quanto eu sinto! Mas se é assim, já não poderá seguir trabalhando aqui. - Mas Senhor, não pode me despedir, eu trabalhei nisto a minha vida inteira, não sei fazer outra coisa. - Olhe, eu compreendo, mas não posso fazer nada pelo Senhor. Vamos dar-lhe uma boa indenização e espero que encontre algo que fazer. Eu sinto muito e que tenha sorte. Sem mais nem menos, deu meia volta e foi embora. O porteiro sentiu como se o mundo desmoronasse. Que fazer? Lembrou que no prostíbulo, quando quebrava alguma cadeira ou mesa, ele a arrumava, com cuidado e carinho. Pensou que esta poderia ser uma boa ocupação até conseguir um emprego. Mas só contava com alguns pregos enferrujados e um alicate mal conservado. Usaria o dinheiro da indenização para comprar uma caixa de ferramentas completa. Como o povoado não tinha casa de ferragens, deveria viajar dois dias em uma mula para ir ao povoado mais próximo para realizar a compra. E assim o fez. No seu regresso, um vizinho bateu à sua porta: - Venho perguntar se você tem um martelo para me emprestar. - Sim, acabo de comprá-lo, mas eu preciso dele para trabalhar ... já que.... - Bom, mas eu o devolverei amanhã bem cedo. - Se é assim, está bom. Na manhã seguinte, como havia prometido, o vizinho bateu à porta e disse: - Olha, eu ainda preciso do martelo. Porque você não o vende para mim? - Não, eu preciso dele para trabalhar e além do mais, a casa de ferragens mais próxima está a dois dias mula de viagem. - Façamos um trato - disse o vizinho. Eu pagarei os dias de ida e volta mais o preço do martelo, já que você está sem trabalho no momento. Que lhe parece? Realmente, isto lhe daria trabalho por mais dois dias...aceitou. Voltou a montar na sua mula e viajou. No seu regresso, outro vizinho o esperava na porta de sua casa. - Olá, vizinho. Você vendeu um martelo a nosso amigo. Eu necessito de algumas ferramentas, estou disposto a pagar-lhe seus dias de viagem, mais um pequeno lucro para que você as compre para mim, pois não disponho de tempo para viajar para fazer compras. Que lhe parece? O ex-porteiro abriu sua caixa de ferramentas e seu vizinho escolheu um alicate, uma chave de fenda, um martelo e uma talhadeira. Pagou e foi embora. E nosso amigo guardou as palavras que escutara: 'não disponho de tempo para viajar para fazer compras'. Se isto fosse certo, muita gente poderia necessitar que ele viajasse para trazer as ferramentas. Na viagem seguinte, arriscou um pouco mais de dinheiro trazendo mais ferramentas do que as que havia vendido. De fato, poderia economizar algum tempo em viagens. A notícia começou a se espalhar pelo povoado e muitos, querendo economizar a viajem, faziam encomendas. Agora, como vendedor de ferramentas, uma vez por semana viajava e trazia o que precisavam seus clientes. Com o tempo, alugou um galpão para estocar as ferramentas e alguns meses depois, comprou uma vitrine e um balcão e transformou o galpão na primeira loja de ferragens do povoado. Todos estavam contentes e compravam dele. Já não viajava, os fabricantes lhe enviavam seus pedidos. Ele era um bom cliente. Com o tempo, as pessoas dos povoados vizinhos preferiam comprar na sua loja de ferragens, do que gastar dias em viagens. Um dia ele lembrou de um amigo seu que era torneiro e ferreiro e pensou que este poderia fabricar as cabeças dos martelos. E logo, por que não, as chaves de fendas, os alicates, as talhadeiras, etc.. E após foram os pregos e os parafusos... Em poucos anos, nosso amigo se transformou, com seu trabalho, em um rico e próspero fabricante de ferramentas. Um dia decidiu doar uma escola ao povoado. Nela, além de ler e escrever, as crianças aprenderiam algum ofício. No dia da inauguração da escola, o prefeito lhe entregou as chaves da cidade, o abraçou e lhe disse: -É com grande orgulho e gratidão que lhe pedimos que nos conceda a honra de colocar a sua assinatura na primeira página do Livro de atas desta nova escola. - A honra seria minha - disse o homem. Seria a coisa que mais me daria prazer, assinar o Livro, mas eu não sei ler nem escrever, sou analfabeto. -O Senhor?!?! - disse o prefeito sem acreditar. O Senhor construiu um império industrial sem saber ler nem escrever? Estou abismado. Eu pergunto: - O que teria sido do Senhor se soubesse ler e escrever? - Isso eu posso responder - disse o homem com calma. Se eu soubesse ler e escrever... ainda seria o PORTEIRO DO PUTEIRO!!!
Geralmente as mudanças são vistas como adversidades. As adversidades podem ser bênçãos. As crises estão cheias de oportunidades. Se alguém lhe bloquear a porta, não gaste energia com o confronto, procure as janelas.
Lembre-se da sabedoria da água: 'A água nunca discute com seus obstáculos, mas os contorna.' Que a sua vida seja cheia de vitórias, não importa se são grandes ou pequenas, o importante é comemorar cada uma delas´
'Não há comparações entre o que se perde por fracassar e o que se perde por não tentar.
Por isto quanto mais meus inimigos tentam me derrubar ,mas torneiam minha armas pra continuar lutando.
Beiios
Kathya D'Oba

quinta-feira, 26 de março de 2009

SER LEAL



"Se tudo for feito com amor e ingenuidade,
Se todos se amarem mutuamente,
Se a felicidade for uma eternidade,
Se a tristeza for mera passagem,
Se a amizade for sincera e de verdade,
Se a vida for dar acima de receber,
Então descobriremos que foi em cada um desses momentos
que nosso coração bateu mais forte,
e que agimos pura e simplesmente
como seres humanos!"


ESTA NA FOTO E DONA OLINDA UMA PESSOA QUE VIVEU A SUA VIDA EXTAMENTE COMO DESCREVE O POEMA , QUE RECEBI DE UMA AMIGA MINHA A CRIS , INCRIVEL COMO FOI DE ENCONTRO COM MEU ESTADO DE ESPIRITO. RESOLVI PUBLICAR POR QUE ACHEI MUITO LINDO E PROFUNDAMENTE CORRETO COM MINHA MANEIRA DE PENSAR . BEIJOS

quarta-feira, 25 de março de 2009

A Rachadura !!!!

A rachadura, e cruel, pois ela não derruba de uma vêz um prédo, uma casa, uma estrutura, uma amizade, mas prevaleçe e vai minando o terreno ou a construção seja ela material ou etérea.Foi exatamente oque houve comigo , uma rachadura destruiu uma (amizade), uma ligação que vinha se estendendo por mais de seis anos. uma coisa que eu denominei amizade mas que na realidade nao foi ...................Acreditei confiei e depositei uma fase da minha vida nesta confiança, mas ai a rachadura que ja vinha transformando o solo fertíl de uma relação em algo composto de fissuras , estas que não dei importância qdo começaram, ruiu e pós a baixo toda uma confiança. Mas olhe esta imagem , assim mesmo somos nós, como a terra aqui ela rachou e nao serve pra nada mas lá adiante a vida mostra que nem tudo esta perdido e voce ainda pode confiar e apresenta pra voce a terra fertíl e predisposta e germinar uma nova amizade um novo amor. Então por pior que te pareça nao esmoreça diante das rachaduras que a vida apresenta , eu no momento mais cruel descobri um enorme quinhão de terra fertíl onde sei que aquilo que plantar com certeza ira germinar e florir, em maravilhosa e fortalecida amizade. Bom dia !!!!

terça-feira, 24 de março de 2009

ILE ASE VODUN AZANADO- LAR, RESPEITO, AMOR


Um lugar onde o meu barco que a muito sem rumo, aporta com tranquilidade e harmonia, entre a materia e a espiritualidade " ILE ASE VODUN AZANADO" Uma familia simples mas de uma energia maravilhosa, que transporta pra dentro do peito o calor que faz uma familia se manter unida. Cheguei com receios, duvidas, feridas abertas, e uma certeza, que minha fé nao podia ser abalada, fui recebida com carinho, amor, respeito,dignidade e confiança. Isto com certeza trouxe o fim da tempestade que habitava meu ser e amornou a brisa , fazendo com que meu coração cansado das batalhas percebesse que ali seria um porto seguro e me desse a tranquilidade e a calmaria da agua fresca . Agua esta que aparta a morte, refaz a vida e alimenta a alma , trouse -me o colorido do arco-iris e me apresentou a mão estendida de um amigo verdadeiro e fiel. Ao imaginar que tinha perdido tudo e que a mim havia sido negado o direito de ter fe ,amor, paz, dignidade, respeito e religiosidade verdadeira. No meio da poeira que so minha mãe Oya e capaz de levantar fui abençoada e enxerguei meu porto ,minha casa , minha familia. Ai veio a chuva fresca e vital e afagou a terra e mostrou o quanto ela pode ser o renascimento se eu acreditar e nesta familia eu acredito .......Excelente terça-feira pra voces................beijos

segunda-feira, 23 de março de 2009

SOLIDÃO!!!!


Solidão................Tantas coisas a definem , uma pessoa sozinha num lugar onde nao tem com quem falar e e nem dividir os acontecimentos e decisões diarias ..............

Solidão .................. Uma casa cheia de pessoas, falando dando risadas e contando seus fatos do cotidiano em volta de uma boa xicara de café.

Solidão ................um silencio dentro do peito que cala qualquer lembrança ou saudade.

Solidão ..............companheira de uma momento em que só existe no mundo voce e seu pensamento.

Solidão uma vontade de falar e nao ter absolutamente o que contar a quem esta ao seu lado. mesmo que ele espere um relato emocionado de um dia cheio de emoções.

Não ter por falar, por que o ser ao seu lado nao e a sua cia pra por fim em sua solidão.

Avaliemos melhor nossas escolhas pois , jovem podemos achar foi um erro amanha concerto, mais velho nao teremos tempo.

Solidão e pra mim um estado de espirito, do qual me fiz vitima e encontrei uma forma de diminuir escrever todos os dias .................

Familia, familiaridade,cumplicidade..........amor !


Hoje quero falar sobre familia.....Oque é familia ? Um grupo de pessoas que por obra do Soberano nasce no mesmo circulo intimo nesta vida ........Será?


Nao acredito por que quem ja nao viveu um acontecimeto, uma fase em que nos parecia o irmão mais intimo, aquele amigo que sempre esta presente , que te dá a mão e te escuta, chora com voce, ri com voce , e voce é filho de maria e ele filho de Ana por si nao são irmãos ..............mas .........!


Então nao seria correto dizer que a familia e aquela que o coração escolhe.


Nao seria correto dizer que somos uma grande familia e que realmente oque nos une , nao sao laços consanguineos e sim um elo que o coração cria.


Hoje minha familia tem ramos em lugares onde jamais imaginei estar, alcançei de forma inesplicavel corações que nem si quer sonhei.


Familia é familiaridade, amizade, cumplicidade, entendimento, compaixão, tesão, coração ......


Somos uma familia enorme no coração e infinitamente imenssuravel na emoção.


Agradeço todos os dias a Deus e Orisa pela familia que tenho, mesmo quando alguem se perde no caminho, mas sabemos que faz parte da familia e que cedo ou tarde reecontrará o percurso.


Vamos viver nossos dias e valorizar a nosssa familia, seja ela consanguinea ou nao...


Pense quantos irmãos seus estão pelo mundo e resgate-os . beijos



Os 86.400 Segundos "Imagine que você tenha um conta corrente e a cada manhã você acorde com um saldo de R$ 86.400,00.
Só que não é permitido transferir o saldo do dia para o dia seguinte. Todas as noites o seu saldo é zerado, mesmo que você não tenha conseguido gastá-lo durante o dia. O que você faz ??? Você irá gastar cada centavo, é claro ! Todos nós somos cliente deste banco que estamos falando. Se chama TEMPO. Todas as manhãs, são creditados para cada um 86,400 segundos. Todas as noites o saldo é debitado como perda. Não é permitido acumular este saldo para o dia seguinte. Todas as manhãs a sua conta é reinicializada, e todas as noites as sobras do dia se evaporam. Não há volta. Você precisa gastar vivendo no presente o seu depósito diário. Invista então no que for melhor, na saúde, felicidade e sucesso ! O relógio está correndo. Faça o melhor para o seu dia-a-dia. Para você perceber o valor de UM ANO, pergunte para um estudante que repetiu o ano. Para você perceber o valor de UM MÊS, pergunte para um mãe que teve o seu bebê prematuramente. Para você perceber o valor de UMA SEMANA, pergunte a um editor de um jornal semanal. Para você perceber o valor de UM DIA, pergunte a uma diarista que não pode ir ao trabalho. Para você perceber o valor de UMA HORA, pergunte aos amantes que estão esperando para se encontrar. Para você perceber o valor de UM MINUTO, pergunte a uma pessoa que perdeu o trem. Para você perceber o valor de UM SEGUNDO, pergunte a uma pessoa que conseguiu evitar um acidente. Para você perceber o valor de UM MILÉSIMO de segundo, pergunte a alguém que ganhou a medalha de prata em um Olimpíada. Valorize cada momento que você tem ! E valorize mais porque você deve dividir com alguém especial suficiente para gastar o seu tempo junto com você. O ontem é história. O amanhã é um mistério. O hoje é um dádiva. Por isso é chamado de PRESENTE !!! "

" Eu por mim mesma "

Ser simples e uma coisa que procuro no meu dia a dia, mas confeço que nao vem sendo nada facil, vivo uma vida simples cheia de problemas , sentimentais, financeiros, hormonais, de amizade, de entendimento , enfim sou alguem bem dentro da normalidade.
Casada a 22 anos 4 meses e 15 dias , mãe de 5 filhos , comuns que as vezes me fazem rir, as vezes chorar,uma neta que me da a minha alegria de viver hoje, com seu espirito de franqueza e transparencia inigualavel. Meu casamento na realidade falido ,mas fortalecido nos filhos e na amizade. Os desejos a vida me negou .............ou eu desisti deles e hoje, me cobro, sofro,emfraqueço por isto. Gostaria de uma verdade de vida diferente da minha mas me acovardo em tentar mudar e por isto vivo o meu dia dia assim sem alegrias , sem tesao , sem amor, sem desejos. Quero modificar isto e ainda nao encontrei a melhor forma. Meu coração completamente a parte desta minha decisão , tem vontade propria, decisões claras, e sentimentos vivos. Ele hoje e heroi de si mesmo, acredita em um sentimento e insiste em projetar a minha mudança, quando me faço de desentendida ele simplemenste me apavora com saudade, o amor , a loucura de um coração apaixonado. Quero começar uma vida nova e estou disposta a começar ao meu passo ,devagar , devagarinho.
Hoje começei uma coisa que a muito queria ,falar de mim de forma franca, acho que escrever e muito mais facil.
Quero viver uma vida que projetei e por covardia nunca iniciei.
Quero ser feliz, e tenho este direito mesmo que pra isto uns ou outros tenham que sofrer.
Ei sofri e agora mereço ser feliz.
Boa noite e que amanha alguem possa estar aki comigo projetando uma amizade comigo .......
beijos !!!!